Crédito: Reprodução/Facebook
Sharon Den Adel, vocalista do WITHIN TEMPTATION, atração confirmada para o Summer Breeze Open Air Brasil 2024, explicou em uma nova entrevista com o Metal Kaoz a decisão da banda de lançar o álbum “Bleed Out” de forma independente, após se separar da gravadora Vertigo.
Sharon mencionou a influência positiva de uma colaboração passada com o DJ de trance holandês Armin Van Buuren, observando a abordagem flexível e inovadora da cena de música eletrônica em comparação com o tradicionalismo do rock e metal. “Participei uma vez com o DJ holandês de trance Armin Van Buuren, compus uma música com ele.
Experimentamos um pouco da música eletrônica e vimos como eles fazem as coisas de maneira não tradicional. Eles são mais flexíveis, lançam músicas rapidamente, algo que nos questionamos por que não fazíamos. Sempre estávamos presos a escrever álbuns completos, e certas músicas essenciais perdiam relevância se não fossem lançadas imediatamente. Pedimos à gravadora para lançar algumas músicas antes do álbum, já que estávamos indo em turnê com o EVANESCENCE. Mas eles recusaram, sendo tradicionais, e ainda tinham opção para um novo álbum.
Decidimos então romper os contratos para seguir nosso próprio caminho, e ficamos felizes por eles concordarem, pois não conseguiam se adaptar à nossa abordagem diferente de lançamento”, comentou a vocalista.
A banda desejava liberar músicas individualmente em vez de seguir a abordagem convencional de lançar álbuns completos, mas a gravadora não concordou, levando à decisão de romper o contrato. Sharon expressou satisfação com a escolha, apesar do aumento de responsabilidades na gestão independente.
“[O álbum de 2019] ‘Resist’ foi muito bem-sucedido para [a gravadora], mas ainda acho que eles não teriam campistas felizes em sua empresa conosco por perto. [risos] Não somos os mais fáceis talvez também. Mas, no final, foi a melhor maneira e estou realmente feliz que tenha acontecido dessa forma. E nos deu a oportunidade de fazer do nosso jeito. Por outro lado, é mais trabalho, porque agora temos que contratar pessoas para fazer o trabalho que uma gravadora normalmente faz. E você tem que pensar em orçamentos e coisas assim.
Com quem você vai fazer entrevistas? Quantas entrevistas? Organizar agentes de imprensa por toda parte. É tipo, meu Deus. É uma empresa própria. Mas, felizmente, temos uma gestão que tira a maior parte disso. Claro, temos que criar as ideias e dar os objetivos e tudo mais, mas eles trabalham para nós. E assim não estamos envolvidos nessa parte, porque tira muita energia de escrever música e ser criativo, é claro, o que você, como artista, nunca quer [lidar]. Você só quer [ser], tipo, ‘Eles fazem isso’. E estou tão feliz que eles fazem isso, porque são bons nisso. E eu não quero fazer isso. Mas, agora, é forçado a nós novamente fazer essas coisas também. E isso nos dá mais liberdade, e é isso que queríamos”.
“Bleed Out” representa uma evolução ousada para o WITHIN TEMPTATION, explorando estilos musicais diversos e abordando temas provocativos. O álbum reflete as preocupações globais da banda, passando de emoções pessoais para injustiças globais, especialmente em meio à guerra na Ucrânia. O foco político e apaixonado é evidente nas letras, destacando a intensidade e a densidade da música. Com “Bleed Out”, o WITHIN TEMPTATION não apenas afirma suas convicções morais, mas também demonstra sua abordagem destemida à música e sua evolução artística.
Como dito, o Within Temptation é uma das atrações confirmadas para a segunda edição do festival Summer Breeze Brasil, que acontecerá em São Paulo, no Memorial da América Latina, entre os dias 26, 27 e 28 de abril de 2024. O grupo holandês será um dos headliners do segundo dia de fest.
Para mais informações sobre o festival Summer Breeze Brasil 2024, acesse:
Comments