Em outubro do ano passado, o Rage Against the Machine anunciou o cancelamento dos shows agendados para 2023. O motivo foi a lesão no tendão de Aquiles esquerdo do vocalista Zack de la Rocha, ocorrido durante a mais recente turnê. O cantor completou o giro norte-americano se apresentando sentado.
Porém, nem mesmo a recuperação do frontman garante um retorno imediato do grupo à estrada. Questionado pela Rolling Stone, o guitarrista Tom Morello deixou a possibilidade no ar, sem conclusões.
“Veremos. Se houver mais shows, anunciaremos como uma banda. Não sei. Eu sei tanto quanto você, honestamente. Agora estamos em um momento de cura. Estou em um momento de fazer música e mais um monte de coisas. Se nunca mais houver outro show nosso, acho que essa turnê cumpriu a missão. Não é sobre o quanto você viaja, mas sobre como é durante aqueles momentos em que você o faz. O Rage Against the Machine fez 19 shows nos últimos 12 anos. A repercussão deles soa como eventos históricos, que promovem a ideia de como é a banda ao vivo no palco.”
A seguir, o entrevistador pressionou para saber se Morello entende que o grupo está novamente em um hiato.
“Não há prazo. Somos como o anel em ‘O Senhor dos Anéis’, algo que deixa todos loucos. Se haverá mais shows ou não, a própria banda anunciará no futuro, em um comunicado conjunto. No momento não sei. Não há novidades.”
Tom despista até mesmo quando questionado se tem mantido contato com Zack após o cancelamento.
“As conversas que tive com os membros da banda desde a turnê foram sobre a vida. É difícil para mim explicar. Em nossa história, fizemos três discos de material inédito e turnês muito intermitentes. É como um unicórnio, de certa forma. Na maioria das vezes, não há uma posição em que a banda se encontre.”
Rage Against the Machine e “Public Service Announcement”
A turnê “Public Service Announcement” marcou o reencontro do Rage Against the Machine após 11 anos. Inicialmente agendada para 2020, ela precisou ser adiada por conta da pandemia, tendo início em junho de 2022. Por enquanto, apenas Estados Unidos e Canadá puderam ver o quarteto novamente no palco. A América do Sul chegou a ter um giro especulado, mas como todos os outros planos, estão estacionados.
Além da lesão de Zack, recentemente o baixista Tim Commerford anunciou ter sido diagnosticado com câncer na próstata. Ele manteve a situação em segredo enquanto fazia o tratamento, vindo a tratar o assunto publicamente apenas em dezembro do ano passado.
Comments