top of page
  • Foto do escritorLuan Radney

“Perturbador”: Serj Tankian detona sistema educacional dos EUA



Serj Tankian fez duras críticas ao sistema de educação dos Estados Unidos após ter viralizado nas redes sociais um vídeo com figuras conservadoras do país enaltecendo o presidente autoritário do Azerbaijão, Ilham Aliyev.


Segundo o site Tenho Mais Discos Que Amigos, através de sua conta do Twitter, o vocalista do System of a Down compartilhou um trecho de uma entrevista entre o apresentador e comentarista político norte-americano Tucker Carlson e o ex-kickboxer e influenciador Andrew Tate.



No registro, eles elogiam a postura de Aliyev, que tem sido bastante associado à “limpeza étnica” alegada pelo povo armênio que divide uma região com o Azerbaijão e que remete às origens de Tankian. Acompanhando o vídeo, o vocalista escreveu:


Isso é extremamente perturbador. Assistir a dois americanos adorando um ditador racista fascista que oprime seu próprio povo e comete limpeza étnica contra os armênios. Precisamos gastar mais em educação nos EUA para que merdas como essas não existam.

Vale lembrar que Andrew Tate, que aparece no vídeo falando de forma alegre sobre o presidente do Azerbaijão, ficou conhecido por frequentemente fazer declarações misóginas e foi inclusive preso no final do ano passado pela polícia romena, sob acusação de tráfico humano e estupro.



Em Abril deste ano, Tate foi libertado da prisão na Romênia e passou a cumprir prisão domiciliar após vencer uma apelação sobre sua detenção (via The Independent).


Serj Tankian, Azerbaijão e Armênia


Ao falar sobre os comentários que foram feitos sobre o político Ilham Aliyev, Serj Tankian citou a “limpeza étnica” que foi alegada por um representante da Armênia no início deste ano.


Em declaração aos juízes da Corte Internacional em Janeiro, Yeghishe Kirakosyan apontou que um bloqueio da disputada região de Nagorno-Karabakh pelo vizinho Azerbaijão tinha sido planejada para permitir uma “limpeza étnica”.



Como aponta o UOL, o corredor Lachin é o único caminho pelo qual a Armênia consegue fornecer alimentos, combustível e remédios para Nagorno-Karabakh, uma região reconhecida internacionalmente como parte do Azerbaijão mas que abriga cerca de 120 mil armênios étnicos.


Vale ressaltar que foi justamente este conflito que fez com que o System of a Down lançasse suas primeiras músicas inéditas deste os discos Mezmerize e Hypnotize, de 2005.






0 comentário
bottom of page