top of page
  • Foto do escritorLuan Radney

Os Paralamas do Sucesso relançam 'Cinema Mudo', que completa 40 anos

'Cinema Mudo' é o disco de estreia dos Paralamas



Para celebrar os 40 anos do lançamento de Cinema Mudo, Os Paralamas do Sucesso relançarão um novo vinil, remixado e remasterizado, do disco de estreia do trio. A edição será limitada e ainda não tem data para chegar às prateleiras. O compacto com sucessos como "Vital e sua Moto" e "Patrulha Noturna" também será relançado.



Qualidade técnica

O baterista João Barone afirmou à Folha de S.Paulo que, ao revisitar o trabalho de 1983, constatou que a energia da banda ainda está registrada no álbum. As limitações do estúdio onde fizeram as gravações, porém, impediu que as músicas alcançassem maior qualidade sonora. Por isso, a remixagem foi um processo estritamente técnico.


À época, a mesa de som da gravação possuía apenas 16 canais e, com isso, não era possível captar o som de todos os instrumentos. Para a bateria, por exemplo, só havia canal para o bumbo e para a caixa.



Outro problema enfrentado, segundo Barone, foi relacionado ao estúdio. Herbert Vianna, Bi Ribeiro e o baterista aproveitavam os horários livres do lugar e tinham que montar e desmontar os intrumentos todas as vezes, o que conferiu uma sonoridade diferente a cada música que gravaram.



A gente não queria macular esse processo [de gravação]. Éramos ali garotos de 20 e poucos anos querendo matar o mundo no peito e chutar de três dedos, como se diz no futebol. Agora, a gente não quer descaracterizar o som, a gente quer melhorar o som. E o resultado foi esse, e a gente ficou muito feliz. - Barone.

Shows

Os Paralamas estão em turnê assim como fazem desde a década de 1980. O show Paralamas Clássicos traz sucessos de toda a carreira do trio e acontece na esteira de outras performances de celebração.







0 comentário

Comments


bottom of page