top of page
  • Foto do escritorLuan Radney

Mingau, do Ultraje a Rigor, inicia redução gradativa da sedação, mas estado de saúde ainda é grave



Segundo nota do Hospital São Luiz neste domingo (10), Mingau segue internado sob ventilação mecânica e recebe suporte clínico para controle da pressão intracraniana.


Rinaldo Oliveira Amaral, o Mingau, baixista da banda Ultraje a Rigor, segue internado em coma induzido na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Luiz em São Paulo e iniciou neste sábado (9) o processo de redução gradativa da sedação.





A informação foi dada pelos médicos neste domingo (10), em novo boletim divulgado pelo hospital.

Segundo o São Luiz, o quadro clínico do músico permanece grave.

"O paciente segue sedado, sob ventilação mecânica e recebe suporte clínico para controle da pressão intracraniana. O quadro clínico permanece grave. Neste sábado (9/9) foi iniciado processo de redução gradativa da sedação", disse o hospital.

Violência no Rio de Janeiro

O músico foi baleado na cabeça no sábado (2), em Paraty, no Rio de Janeiro. O músico e um amigo estavam em área de tráfico da cidade quando carro deles foi alvo de tiros.


Mingau foi baleado quando passava de carro perto da Praça do Ovo, na Ilha das Cobras. Um amigo do músico contou à Polícia Civil que os dois estavam indo fazer um lanche, quando o carro em que estavam foi alvejado por criminosos.





Os motivos do crime ainda são investigados pela polícia fluminense. Um suspeito foi preso, enquanto outros três foram identificados e estão sendo procurados.


Segundo a Polícia Militar (PM), que atendeu a ocorrência, o acompanhante de Mingau deu outra versão: a de que eles estavam indo comprar drogas. De acordo com a 167º Delegacia de Polícia (DP), que investiga o caso, a região de Paraty onde o músico foi baleado tem a presença constante do tráfico de drogas e é conhecida como ponto de venda de entorpecentes.


Após ser baleado, Mingau foi socorrido e levado de ambulância ao Hospital Municipal Hugo Miranda, em Paraty. Mas depois foi transferido no mesmo dia de helicóptero a São Paulo, onde passou por cirurgia no Hospital São Luiz.


Na manhã de terça (5), a equipe médica que o operou informou à imprensa que Mingau foi atingindo do lado esquerdo da cabeça. O projétil atravessou o cérebro e saiu. A bala não ficou alojada.





Segundo os médicos, a área atingida pelo disparo é responsável por algumas funções motoras, de linguagem e da visão. Por esse motivo foram adotados cuidados para evitar complicações neurológicas, em termos de fisioterapia motora e de fisioterapia respiratória.


Mingau seguia internado na UTI "com uso de antibióticos, anticonvulsivantes e medidas para conter o aumento da pressão intracraniana". Ainda de acordo com a equipe médica, não existe uma previsão de quando será possível tirar a sedação. Um dos objetivos da cirurgia foi o de prevenir infecções.


Mingau fez aniversário no último domingo (3), um dia após o crime. Ele completou 56 anos. O baixista está no Ultraje a Rigor desde 1999. A banda, porém, foi criada antes, na década de 1980. Durante a carreira, o grupo emplacou diversos sucessos no cenário musical brasileiro, como "Inútil", "Ciúme" e "Nós vamos invadir sua praia".






0 comentário

Opmerkingen


bottom of page