top of page
  • Foto do escritorLuan Radney

L7, banda que “roubou a cena” nos shows do Nirvana, volta ao Brasil



Quem foi à quarta edição do festival Hollywood Rock, em 1993, para assistir aos shows do Nirvana em São Paulo e no Rio de Janeiro, voltou para casa com um outro nome na cabeça: o L7. A banda feminina de rock, formada em Los Angeles, teve a difícil missão de tocar antes do grupo de Kurt Cobain e, para a surpresa de muitos, “roubou a cena” da atração principal da noite.


Como se sabe, naquela época, embora o Nirvana estivesse no auge após o estouro de Nevermind, Kurt Cobain não vivia seus melhores momentos: ele estava de saco cheio da fama e, especialmente no show de São Paulo, entrou no palco chapado de Valium, como revelou Dave Grohl posteriormente em entrevista à Popload. Os piores shows da carreira do grupo de Seattle aconteceram no Brasil; primeiro na capital paulista e depois na carioca. Muitos fãs lembram das apresentações como catastróficas que mais pareciam ensaios.


Segundo o site Nação da Música, em contraponto, o L7, liderado pelas guitarristas Donita Sparks e Suzi Gardner, entrou no palco como um trator, despejando músicas rápidas de guitarras altas que misturavam punk, grunge e metal. Os fãs de Nirvana, que esperavam a mesma energia da banda de Kurt Cobain, foram pegos de surpresa com tamanha potência liberada pelas meninas de cabelos verdes, vermelhos e loiros.


Influenciadas por ícones da música como The Runaways, Girlschool e Bikini Kill, e ao lado de Babes in Toyland, as integrantes do L7 deram um toque feminino ao movimento grunge, que estava em alta na época. O disco Bricks Are Heavy, lançado em 1992 e produzido por Butch Vig, produtor de Nevermind, as levou ao sucesso mundial. Na MTV Brasil, o single “Pretend We’re Dead’ era exibido em alta rotação e dividia o espaço com trabalhos audiovisuais de Pearl Jam, Red Hot Chili Peppers, Metallica e Nirvana.


Agora, o L7 retorna mais uma vez ao Brasil para uma série de shows que começa nessa semana: dia 20 (sexta) no Carioca Club, em São Paulo, 22 (domingo) em Ribeirão Preto, 24 (terça) em Curitiba, 25 (quarta) em Porto Alegre, 27 (sexta) em Belo Horizonte e 29 (domingo) no Rio de Janeiro. A turnê, intitulada de “The Best of L7”, traz os maiores sucesso do grupo aos palcos tupiniquins. A realização é da Venus Concerts e a produção em São Paulo é da Maraty.


Ou seja, ótimas oportunidades para sentir de perto o calor da banda que “apagou o fogo” do Nirvana e “incendiou” o Hollywood Rock há 30 anos.


Texto por Itaici Brunetti.



SÃO PAULO (SP)

Data: 20 de outubro de 2023 Horário: 19h (abertura da casa) Local: Carioca Club Endereço: Rua Cardeal Arcoverde, 2899 – Pinheiros, São Paulo/SP

Venda: online Classificação etária: 18 anos


0 comentário
bottom of page