top of page
  • Foto do escritorLuan Radney

IA coloca voz de Bon Scott em “You Shook Me All Night Long”, do AC/DC

Versão criada com a tecnologia reacendeu teoria de que falecido cantor teria sido o compositor da canção, lançada no álbum “Back in Black”


Bon Scott morreu em fevereiro de 1980, aos 33 anos. “Highway to Hell” (1979) acabou sendo o último disco lançado pelo AC/DC com o vocalista e compositor. Por isso, usando da inteligência artificial, um perfil no YouTube imaginou como seria caso o artista tivesse contribuído com vocais no sucessor “Back in Black” (1980).



Henrik Eriksson substituiu a voz de Brian Johnson pela de Scott na faixa “You Shook Me All Night Long”. Segundo o usuário, a versão criada com o recurso tecnológico “não deve ser levada muito a sério”, já que não é profissional.


Ouça abaixo.


Por mais que o falecido cantor não tenha qualquer crédito na canção, o biógrafo Jesse Fink acredita que “You Shook Me All Night Long” seja uma composição do próprio. Em entrevista ao site Ultimate Classic Rock em 2017, o escritor explicou a hipótese.

“Sempre senti que ‘You Shook Me All Night Long’ era uma música de Bon, sem evidências além das convicções de pessoas que o conheciam. Caras como Doug Thaler (antigo empresário do AC/DC nos Estados Unidos) diziam: ‘você pode apostar sua vida que Bon escreveu a música’. E era um grande amigo de Bon. Há pessoas que nunca aceitarão nada que não seja uma confissão assinada dos Youngs e de Brian Johnson. Não há evidências, além da informação que coloquei no livro ‘Bon: The Last Highway’, que, certamente, daria credibilidade à teoria.”


Depois de ouvir a faixa na voz de Bon, graças à IA, fãs trouxeram a teoria, negada pela banda, à tona mais uma vez. Pela seção de comentários no YouTube, um indivíduo escreveu:


“Ninguém vai me convencer de que essa letra não foi composta pelo Bon. É o estilo dele, os álbuns posteriores não têm nada a ver com esse estilo. A voz de Bon soa fenomenal aqui.”

Já outra pessoa foi além:

“Eu acredito que Bon compôs tudo no ‘Back in Black’, a composição decaiu depois desse álbum.”

Composta oficialmente por Angus Young, Malcolm Young e Brian Johnson, “You Shook Me All Night Long” saiu como o primeiro single em divulgação ao “Back in Black”. O compacto com a canção vendeu mais de 5 milhões de cópias em todo o mundo.


AC/DC e “Back in Black”

Sétimo álbum de estúdio do AC/DC (sexto na discografia internacional), “Back in Black” trazem arte de capa toda preta e título como sinais de luto em tributo a Bon Scott.



As gravações duraram sete semanas e ocorreram em Nassau, Bahamas. A produção ficou a cargo de John “Mutt” Lange, com quem o grupo já havia trabalhado no disco anterior, “Highway to Hell” (1979).


Além de “You Shook Me All Night Long”, três faixas foram lançadas como singles: “Hells Bells”, “Back In Black” e “Rock And Roll Ain’t Noise Pollution”. Outras duas também ganharam videoclipes: “Let Me Put My Love Into You” e “Shoot to Thrill”.


A morte de Bon Scott


Bon Scott, vocalista dos primeiros álbuns do AC/DC, foi encontrado morto dentro de um carro em Londres, na madrugada de 19 de fevereiro de 1980. Ele tinha 33 anos. A causa oficial foi a asfixia pelo próprio vômito após uma habitual noite de bebedeira.







0 comentário
bottom of page