top of page
  • Foto do escritorLuan Radney

George Tickner, co-fundador do Journey, morre aos 76 anos



O guitarrista base do Journey, George Tickner, morreu aos 76 anos, de acordo com o ex-colega de banda Neal Schon. Trazido pelo falecido gerente do Journey, Herbie Herbert, Tickner desempenhou um papel importante em seus três primeiros álbuns antes de sair para buscar seu doutorado, na Escola de Medicina da Universidade de Stanford.


Descanse em paz, Dr. George Tickner. Sua falta será imensamente sentida“, Schon postou no Facebook . “Herbie está esperando para cumprimentá-lo.



Nascido em 8 de setembro de 1946, Tickner foi descoberto por Herbert enquanto ainda estava no Frumious Bandersnatch, um grupo de Berkeley, Califórnia, que deu a Herbert uma importante experiência inicial como agente de estrada. Eles fizeram um pequeno sucesso local, aparecendo em alguns dos maiores locais da Bay Area – incluindo um show de abertura em fevereiro de 1967 para Canned Heat e Mothers of Invention no Fillmore Auditorium em San Francisco. Eles também produziram um EP de três canções lançado por eles mesmos.


Tickner trouxe uma abordagem na guitarra que era muito diferente de Carlos Santana, com quem Schon e o co-fundador Gregg Rolie já haviam trabalhado por anos. “Ele criou acordes que eu nunca ouvi“, disse Rolie nas notas do encarte do box Time3 do Journey. “Ele tinha mãos enormes e desafinava suas cordas e criava essas aberturas que ninguém mais conseguia.



Ele escreveu ou co-escreveu três das sete canções do álbum de estreia autointitulado do Journey em 1975, incluindo sua titânica abertura “Of a Lifetime”, mas rapidamente ficou inquieto. Tickner saiu antes da chegada de ‘Look Into the Future’, de 1976, mas o LP trazia mais duas canções co-escritas por ele, “You’re on Your Own” e “I’m Gonna Leave You”. Sua contribuição final na composição do Journey tornou-se “Nickel and Dime” de ‘Next’ de 1977.


Descanse em paz, George Tickner…






0 comentário

Comments


bottom of page