top of page
  • Foto do escritorLuan Radney

Como o Spotify ajuda artistas independentes a obterem streams


À Rolling Stone Brasil, Geovane Bento, embaixador do Spotify Brasil, falou como o streaming pode ajudar artistas que desejam se destacar no mercado musical.


Cada vez mais imersos em um mercado musical que muda constantemente, estar antenado às tendências do cenário digital é essencial. Felizmente, os streamings de áudio como o Spotify, uma das maiores plataformas de streaming de música e podcasts, promovem ferramentas cada vez mais poderosas para ajudar os grandes ou novos artistas a divulgarem seu trabalho.


No entanto, à medida que mais artistas começaram a ver o sucesso com o algoritmo do TikTok, não é segredo que as gravadoras e as equipes de artistas começaram a fabricar “momentos virais” na plataforma para aumentar o engajamento em torno de um lançamento ou projeto. A medida acaba transformando a maneira que produtores e cantores enxergam a música.


Em entrevista à Rolling Stone Brasil, Geovane Bento, embaixador do Spotify Brasil, deu detalhes de como o streaming pode ser um grande aliado para artistas que desejam se destacar no mercado musical, além de promover a musical no Brasil.


''Com recursos como playlists editoriais e personalizadas, o Spotify pode ajudar a promover músicas únicas e diferentes, tornando mais fácil para os fãs descobrirem novos artistas e expandindo a diversidade musical no mercado. Em breve a plataforma irá lança a sua Inteligência artificial que foi desenvolvida para ajudar ainda mais os artistas.


Responsável pela curadoria artística do Festival Brasil de Todos osRitmos e um dos palestrantes do Lep Music Day de 2023, Geovane ainda falou sobre como a plataforma incentiva e revela jovens talentos, mesmo com o novo modelo de de mercado, "embora não possam publicar diretamente suas músicas no Spotify sem a ajuda de uma agregadora".


Ferramentas como o Spotify for Artists, onde os artistas podem gerenciar seus perfis, verificar seus dados de streaming e se conectar com seus fãs. Além disso, o Spotify oferece eventos especiais para os artistas onde funcionários e convidados da indústria dão dicas importantes sobre lançamentos, gestão de carreira, shows e turnês. Tudo isso o artista encontra no Spotify for Artists.


Como conselho aos novos talentos - que podem facilmente se vislumbrar com os dados da plataforma -, Geovane Bento reafirma a importância de ser apaixonado pela música e pela arte como um todo. "É preciso buscar sempre evoluir e crescer como artista, sem perder sua identidade. E, claro, também utilizar as ferramentas disponíveis no Spotify para promover suas músicas e se conectar com seus fãs."



0 comentário

Comments


bottom of page