top of page
  • Foto do escritorLuan Radney

Baterista do Nektar, Ron Howden morre aos 78 anos




Membro fundador da banda prog britânica, músico participou de todas as suas atividades desde 1969


O Nektar confirmou em nota oficial a morte do baterista e membro fundador Ron Howden. Ele tinha 78 anos e era um dos remanescentes da formação original, tendo participado de todas as atividades da banda desde 1969.


A causa não foi revelada, embora o músico tenha passado por vários reveses em sua saúde na última década. Em 2016, chegou a ser diagnosticado com um câncer. O comunicado foi assinado pelo baixista e tecladista Derek ‘Mo’ Moore, outro integrante do grupo prog desde os seus primórdios. Diz o texto (via Prog):

“É com o coração pesado que devo dizer que meu amigo e parceiro da seção rítmica há 60 anos, Ron Howden, passou para o grande show no céu. Ele estava conosco no último domingo, quando tocamos músicas novas na casa de Ryche (Chlanda, vocalista e guitarrista) e tivemos um ótimo dia. Planos foram feitos para o futuro, gravar o material, lançá-lo e talvez realizar uma pequena turnê na primavera para promove-lo. Não sei o que faremos agora. Francamente, estou com o coração partido, não consigo imaginar um mundo sem Ron. Ele enfrentou diversos problemas de saúde, incluindo câncer, desde 2016. Superou tudo e sobreviveu a cada ocorrência. A quimioterapia o nocauteou, mas ele aguentou tudo. Nascido em Sheffield, Inglaterra, em janeiro de 1945, Ron deixa sua esposa Ann Howden, Ilene Howden, sua irmã Brenda, suas filhas Julie e Tanya, suas respectivas famílias e toda a família Nektar. Tocamos juntos desde crianças (18 e 19 anos respectivamente). Lembro-o chegando à frente do palco em Nancy, na França, e me dizendo que queria participar da nossa banda à época, The Upsetters. Fazíamos apresentações nas bases do Exército dos EUA. Eu o conhecia bem da cena de Sheffield. Trocamos bateristas naquela noite e nossa viagem juntos começou. Era dezembro de 1964. Haverá uma celebração da vida de Ron em um futuro próximo.”

Sobre o Nektar

Howdden e Moore formaram o Nektar com o guitarrista e vocalista Roye Albrighton, Allan “Taff” Freeman nos teclados e os artistas Mick Brockett e Keith Walters nas luzes e efeitos especiais.


A banda lançou uma série de álbuns aclamados, como sua estreia, “Journey To The Center Of The Eye” (1971), “A Tab In The Ocean” (1972) e “Remember The Future” (1973). O último citado alcançou o Top 20 nos Estados Unidos. Apesar da origem britânica, o grupo obteve maior popularidade na Alemanha.


As atividades foram interrompidas em 1982, tendo sido retomadas em 2000. O lançamento mais recente do grupo foi o ao vivo “Sounds Like Swiss” (2021), contando com o resgate de um show na Suíça em 1973.




0 comentário
bottom of page