top of page
  • Foto do escritorLuan Radney

A icônica guitarra Stratocaster de 1961 de Rory Gallagher será leiloada



Foto: Bonhams

 

Uma das guitarras mais icônicas do rock, a Fender Stratocaster 1961 de Rory Gallagher, usada na estrada, será leiloada, junto com o restante de sua coleção de instrumentos.

Gallagher comprou originalmente a Strat por £ 100 na Crowley’s Music Store em Cork, Irlanda, em 1963. Após adquirir a guitarra — supostamente a primeira Stratocaster a chegar ao país — Gallagher fez dela seu instrumento preferido e a modificou significativamente. Ela foi brevemente roubada no final dos anos 1960, mas foi recuperada após ser encontrada em uma vala. A história apareceu no Garda Patrol, um programa de TV que tentava devolver pertences perdidos aos seus donos originais.


Depois de quase trinta anos desde a morte do meu irmão Rory, agora acredito que é hora de outras pessoas apreciarem a ‘órfã’ Fender Stratocaster 1961 de Rory e o resto de sua incrível coleção de instrumentos“, diz Donal Gallagher, irmão mais novo e empresário do falecido guitarrista. “Desde 1995, sempre senti que havia uma missão a ser cumprida para consolidar o legado de Rory e ampliar ainda mais o conhecimento de sua música.


A Fender Stratocaster de 1961 de Rory Gallagher é uma das guitarras mais reconhecidas do mundo“, diz Claire Tole-Moir, chefe do departamento de cultura popular da Bonhams. “Foi uma parte enorme da vida de Rory Gallagher e esteve com ele desde o início de sua carreira até o fim. Pode-se dizer que foi nesta guitarra que ele esculpiu seu legado de ser um dos maiores guitarristas de todos os tempos.”


A guitarra foi tocada no palco por Joe Bonamassa durante um show no Hammersmith Apollo em Londres em outubro de 2011, enquanto o ex- guitarrista do Smiths Johnny Marr – que foi notoriamente influenciado por Gallagher – tocou-a em 2013.




Fotos: Bonhams | Brian Cooke

 

O leilão acontecerá na Bonham’s, em Londres, no dia 17 de outubro: https://www.bonhams.com/auction/30318/the-rory-gallagher-collection/

 



0 comentário

Comments


bottom of page