Vocalista do TOOL diz estar “velho demais” para cantar clássicos da banda
- Luan Radney
- 5 de abr. de 2023
- 2 min de leitura

Esta semana, o álbum de estreia do TOOL está completando 30 anos de lançamento. Embora Undertow (1993) tenha sido um marco para o Metal Alternativo, a banda não costuma executar muitas músicas do disco ao vivo, e Maynard James Keenan acaba de explicar o motivo.
Prestes a completar 59 anos, o vocalista disse que está “velho demais” para fazer um show inteiro baseado em clássicos do início da banda.
Em entrevista ao podcast Wild Ride!, do humorista Steve-O, MJK falou sobre a dificuldade dos vocais de Undertow e Ænima (1996), quando sua banda explorava estruturas mais pesadas e “tradicionais”.
Ele justificou dizendo que todos os cantores sofrem alterações na voz ao longo dos anos, mas comentou que isso não é um problema, porque permite a ele “recriar” os hits antigos:
Com a idade, você encontra jeitos de cantar reduzindo danos. Você pode recriar as músicas sem ter que arrancar feridas, emocionalmente e literalmente. Eu não consigo fazer um show inteiro daquelas músicas, mas eu consigo colocar algumas no meio do set. Não dá pra esperar que os caras de antigamente façam a mesma coisa 30, 40 anos depois. O seu corpo não vai permitir que você se apresente da forma que se apresenta quando era mais jovem. Isso se aplica pra todo mundo.
Discos mais recentes do TOOL
A partir dos álbuns Lateralus (2001) e 10,000 Days (2006), até o mais recente Fear Inoculum (2019), o TOOL passou a experimentar mais o Metal Progressivo, mas ainda com vocais inacreditáveis de Maynard James Keenan.
TOOL será atração do Power Trip
Em tempo, embora o TOOL não tenha planos de uma nova turnê global, eles foram anunciados como atração de alguns festivais ainda este ano, como o sensacional Power Trip, na Califórnia.
Confira logo acima o episódio completo em que Steve-O recebeu o vocalista Maynard James Keenan.
Comentarios