top of page
  • Foto do escritorLuan Radney

Vendas de vinil superam CDs em 36 anos


Em 2022, foram vendidos cerca de 41 milhões de discos de vinil.


Mesmo com uma indústria dominada por serviços de streaming online, os discos de vinil conseguiram ter acréscimo na popularidade nos últimos anos 16 anos. Segundo relatório da RIAA (Associação da Indústria Fonográfica dos EUA) de final de ano, as vendas de LPs superaram as de CDs pela primeira vez em 36 anos.


Como a intuição revelou, aproximadamente 41 milhões de discos foram vendidos em 2022, contra 33 milhões de CDs. Segundo Mitch Glazier (via Extra), CEO da RIAA, vinil voltou a "confirmar seu papel como elemento do mercado musical moderno." Vale lembrar como o streaming representa 84% da receita da indústria fonográfica.


Os amantes da música claramente não se cansam do som de alta qualidade e da conexão tangível com os artistas que o vinil oferece e as gravadoras atenderam a essa demanda com um fluxo constante de exclusividades, reedições especiais e embalagens e discos lindamente elaborados.


Além de vendas de edições de vinil antigas, diversos artistas e bandas investem bastante na venda deste tipo de produto, com diversas exclusividades. Por exemplo, Twenty One Pilots, em 2023, lançou a edição de 10 anos do álbum de estúdio Vessel (2013), a qual conta com músicas extras e fotografias exclusivas para quem comprou a versão comemorativa - e foi um sucesso de vendas.



0 comentário
bottom of page