top of page
  • Foto do escritorLuan Radney

Show histórico de Jimi Hendrix em 1967 ganha versão em CD


Foto: Reprodução/Facebook


Segundo o site Rock Brigade, Experience Hendrix, L.L.C. em parceria com a Legacy Recordings, uma divisão da Sony Music Entertainment, está lançando “Jimi Hendrix Experience: Hollywood Bowl 18 August 1967” em vinil, CD e todas as plataformas digitais em 10 de novembro. Essa apresentação ao vivo, capturada apenas cinco dias antes do lançamento nos EUA de “Are You Experienced”, a estreia de seu álbum, é notável por ser uma das últimas vezes que a banda se apresentou diante de uma plateia como relativamente desconhecidos.




Tendo já conquistado a base da banda no Reino Unido, bem como a Europa Continental nos dez meses anteriores, a grande maioria dos mais de 17 mil presentes no concerto de Los Angeles estava lá para ver a atração principal The Mamas & The Papas e ficou surpresa com a musicalidade eletrizante e a habilidade de palco de Jimi Hendrix.





Finalmente, o conjunto pode ser apreciado pelo resto do mundo pela primeira vez; surpreendentemente, nem um único segundo desta gravação única ao vivo de duas faixas foi lançado antes, seja por canais oficiais ou de outra forma.

The Jimi Hendrix Experience incendiou com originais como “Purple Haze”, “The Wind Cries Mary” e clássicos ainda não lançados “Foxey Lady” e “Fire”, bem como sua própria reinterpretação de favoritos dos Beatles (“Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”), Howlin’ Wolf (“Killing Floor”), Bob Dylan (“Like a Rolling Stone”), The Troggs (“Wild Thing”) e Muddy Waters (“Catfish Blues”).

Brian Ray, guitarrista de longa data de Paul McCartney e Etta James, estava entre os membros da plateia fascinados pelo que testemunharam. “A plateia estava lá para ver The Mamas & The Papas. Eles nunca tinham ouvido falar de Jimi Hendrix. Eu nunca tinha ouvido falar de Jimi Hendrix, e ele não poderia ser mais oposto de The Mamas & The Papas como ato, culturalmente, fisicamente, de todas as formas possíveis ele era o oposto.


Aí vem esse cara e só tem três deles no palco e eles têm esses afros e essas roupas selvagens, ornamentadas, muito teatrais. Jimi começa a fazer solos de guitarra, e é alto, mas é musical, e depois fica tão físico. Ele começa a tocar a guitarra embaixo da perna, e depois está atrás das costas, e agora está tocando com a boca, e agora está no chão de joelhos e está tipo fazendo movimentos – para mim, era de tirar o fôlego. Era meio que todas as características humanas; era beleza, graça, era sexual, violento, gentil, era tudo de uma vez só em uma banda saindo deste cara. Eu não diria que a resposta da plateia foi exatamente a mesma que a resposta que eu estava tendo. Minha irmã e eu estávamos enlouquecendo, e a plateia estava tipo [aplausos suaves]. Eles estavam tentando entender.”


Só por curiosidade: o mestre Hendrix se foi deste plano em 18 de setembro de 1970.







0 comentário
bottom of page