top of page
  • Foto do escritorLuan Radney

Roger Waters e a história maluca do porco gigante que “fugiu” do Coachella

Atualizado: 5 de mai. de 2023



Há quase exatos 15 anos, um dos elementos mais importantes dos shows de Roger Waters abandonou a performance na metade. Sim, estamos falando do tradicional “porco gigante” que simboliza as visões políticas do ex-Pink Floyd.


No dia 27 de abril de 2008, quando o músico britânico se apresentava no festival americano Coachella, o suíno inflável se desprendeu dos cabos e saiu voando pelo deserto da Califórnia.


Acontece que os organizadores do Coachella não queriam perder o porco de jeito nenhum. A Goldenvoice, produtora do festival, soltou um comunicado oferecendo uma recompensa de 10 mil dólares (!) pelo adereço.


A empresa ainda criou o e-mail lostpig@coachella.com para quem tivesse informações sobre ele, alegando que o porco “é uma parte da tradição do Coachella”, e que o objeto poderia ser usado em uma exposição futuramente.


Porco encontrado três dias depois

Foi só em 30 de abril, três dias depois, que Susan Stoltz percebeu “uma enorme pilha de vinil e látex” em um campo de golfe. Ela é moradora de La Quinta, cidade que fica a 11 quilômetros do local em que acontece o Coachella.


A mulher encontrou o porco de Roger Waters durante uma corrida matinal, em que estava vestindo – pasmem – uma camiseta do Pink Floyd. Mas Susan não era uma fã da banda, ela comprou a peça para usar em uma festa temática dos anos 1970 (via Entertainment Weekly).


A história fica ainda mais curiosa. Sem saber que o bicho inflável valia uma nota, ela e seu marido jogaram os pedaços rasgados de tecido no lixo. Foi só no dia seguinte que ela viu o comunicado oferecendo a recompensa no jornal.


Susan Stoltz e um vizinho que também encontrou partes do porco ganharam os 10 mil dólares e mais entradas vitalícias para o Coachella. Nada mal, hein?


Roger Waters



Vale destacar que a equipe Roger Waters produz diversos porcos infláveis para as turnês, e pinta cada um de acordo com as mensagens que o cantor quer passar em um determinado local.


O baixista, cantor e compositor está em turnê mundial neste momento com o espetáculo This Is Not a Drill, e um show que acontecerá em Praga, na República Tcheca, será transmitido ao vivo em salas de cinema no Brasil.


0 comentário
bottom of page