top of page
  • Foto do escritorLuan Radney

Paul McCartney comemora 50 anos de ‘Band On The Run’, do Wings, com edição expandida


Foto: Divulgação


O clássico álbum de 1973 de Paul McCartney & Wings, ‘Band on the Run’, será relançado em seu 50º aniversário em três edições físicas, com duas delas oferecendo mixagens inéditas, sem overdubs.


O álbum foi um enorme sucesso comercial e de crítica, liderando as paradas no Reino Unido e na América e gerando vários singles de sucesso. ‘Band on the Run’ tornou-se o parâmetro a partir do qual todos os futuros álbuns do Wings e McCartney seriam medidos.


Este é o Band on the Run de uma forma que você nunca ouviu antes”, explicou McCartney em um comunicado. “Quando você está fazendo uma música e colocando partes adicionais, como uma guitarra extra, isso é um overdub. Bem, esta versão do álbum é o oposto, é um underdubbed”.


Esses chamados ‘Underdubbed Mixes’ não foram criados recentemente em estúdio em 2023, mas foram preparados pelo engenheiro Geoff Emerick em 14 de outubro de 1973, menos de dois meses antes do lançamento do álbum. Na verdade, são mixagens inéditas, sem nenhum dos overdubs orquestrais que foram criados, às pressas, por Tony Visconti.


Além disso, a tracklist desses ‘Underdubbed Mixes’ não segue a sequência do álbum original, ela reflete as fitas analógicas originais descobertas nos arquivos da MPL.


Essas mixagens inéditas serão combinadas com a versão americana de ‘Band on the Run’ (que traz a faixa adicional ‘Helen Wheels’) nas edições de 2CD e 2LP.


A edição em vinil 2LP apresenta uma versão masterizada em meia velocidade do álbum junto com a edição ‘Underdubbed Mixes’ alojada em um case premium. O conjunto também contará com dois pôsteres Polaroid de Linda McCartney. O conjunto de 2 CDs oferece o mesmo conteúdo de áudio com um pôster desdobrável em frente e verso.


A terceira e última edição física é uma edição em LP único da versão americana de ‘Band on the Run’, masterizada em meia velocidade.


‘Band on the Run’ também foi recentemente mixado em Dolby Atmos por Giles Martin e Steve Orchard. Infelizmente, como acontece com os álbuns anteriores do Wings mixados em Spatial Audio, não há edição física.


Essas novas edições serão lançadas em 2 de fevereiro de 2024 via MPL/UMe, e já estão disponíveis na pré-venda: https://paulmccartney.lnk.to/BandOnTheRun50th




0 comentário
bottom of page