Foram anunciados os detalhes a respeito da chamada música final dos Beatles. “Now and Then” será disponibilizada no próximo dia 2 de novembro, às 11h (horário de Brasília), com um videoclipe chegando no dia seguinte.
A faixa foi composta e cantada por John Lennon; especula-se que em 1978, quando a banda não existia mais. Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr desenvolveram a canção na década de 1990, quando o músico já havia nos deixado.
Agora, enfim, a obra teve sua conclusão por Paul e Ringo — com uso de tecnologia de inteligência artificial, que “limpou” a gravação e possibilitou sua mixagem.
Um documentário de 12 minutos “Now And Then – The Last Beatles Song”, dirigido por Oliver Murray, será lançado em 1º de novembro. A estreia global online do filme — que conta a história por trás da canção — será no canal dos Beatles no YouTube às 18h30 (horário de Brasília).
Confira o trailer.
Além disso, no dia 10 novembro, as coletâneas “1962-1966” (“The Red Album”) e “1967-1970” (“The Blue Album”) serão relançadas pela pela Apple Corps Ltd./ Capitol/UMe. O tracklist de ambas as coleções foi ampliado, com todas as músicas mixadas em estéreo e Dolby Atmos.
Sobre a faixa, os envolvidos dizem:
Paul McCartney: “Lá estava a voz de John, cristalina. É muito emocionante. E todos nós tocamos; é uma gravação genuína dos Beatles. Em 2023, ainda estar trabalhando na música dos Beatles e estar prestes a lançar uma nova música que o público ainda não ouviu é algo emocionante.”
Ringo Starr: “Foi o mais perto que chegamos de tê-lo de volta na sala de estúdio, então foi muito emocionante para todos nós. Foi como se John estivesse lá, sabe?”
Olivia Harrison (viúva de George Harrison): “Em 1995, depois de vários dias no estúdio trabalhando na faixa, George sentiu que os problemas técnicos da demo eram intransponíveis e concluiu que não era possível terminar a faixa com um padrão suficientemente alto. Se ele estivesse aqui hoje, Dhani (Harrison, filho) e eu sabemos que ele teria se juntado de todo o coração a Paul e Ringo para completar a gravação de ‘Now and Then’.”
Sean Ono Lennon (filho de John Lennon): “Foi muito comovente ouvi-los juntos depois de todos os anos que meu pai se foi. É a última música que meu pai, Paul, George e Ringo a fizeram juntos. É como uma cápsula do tempo.”
Beatles e “Now and Then”
Anos atrás, em 1995, havia rumores de que “Now and Then” seria disponibilizada como um single do projeto “The Beatles Anthology” (1995) – projeto que lançou ao público as já mencionadas “Free as a Bird” e “Real Love”. Mais tarde, em 2007, o jornal Daily Express revelou que Paul tinha planos de soltar uma versão finalizada da canção, com uma performance de arquivo do guitarrista George Harrison, morto em 2001, além de Ringo Starr na bateria e eventuais acréscimos na letra.
A ideia foi deixada de lado no período, mas em 2021, desta vez para a The New Yorker, o eterno baixista do Fab Four confirmou o desejo de concluir a música. Ao tomar conhecimento das novas possibilidades, o músico se sentiu ainda mais encorajado a seguir em frente no trabalho.
Uso de inteligência artificial
Como esclarecido por Paul McCartney anteriormente no X/Twitter, a inteligência artificial foi usada em “Now and Then” apenas para ajustar questões técnicas. A voz de John Lennon não foi emulada; é real.
“Foi ótimo ver uma reação tão empolgante ao nosso próximo projeto dos Beatles. Ninguém está mais animado do que nós para compartilhar algo com você no final do ano. Vimos alguma confusão e especulação sobre isso. Parece haver muito trabalho de adivinhação por aí. Não posso dizer muito nesta fase, mas para ser claro, nada foi criado artificialmente ou sinteticamente. É tudo real e todos nós tocamos nisso. Limpamos algumas gravações existentes – um processo que durou anos. Esperamos que você ame tanto quanto nós. Mais notícias em breve.”
Komentarze