top of page
  • Foto do escritorLuan Radney

Longe demais? Renato Russo canta hit Sertanejo em versão criada por IA

Atualizado: 5 de mai. de 2023



Recentemente, um internauta ficou curioso para saber como seria uma versão do hit Sertanejo “Batom de Cereja”, da dupla Israel & Rodolffo, interpretada pelo lendário e saudoso Renato Russo.


Seguindo a fortíssima tendência do uso de Inteligência Artificial, o usuário do Twitter chamado Jéferson Menezes compartilhou um vídeo que fez uso da ferramenta para gravar um trecho do sucesso recente com a voz do líder da Legião Urbana.


Você pode conferir o resultado, que ficou bastante realista e até um pouco bizarro, ao final da matéria!



Renato Russo cantando Sertanejo em versão de IA


Como era de se esperar, o vídeo não demorou para circular nas redes sociais e atrair diversas opiniões.


Enquanto alguns fãs de Renato Russo acharam o experimento divertido, outros apontaram suas preocupações com materiais produzidos a partir de Inteligência Artificial. Um internauta respondeu o áudio dizendo:


Isso dá muito medo pela perfeição. Surreal como isso se desenvolveu em tão pouco tempo.

Outro reforçou essa reflexão, declarando:

É tudo muito assustador! Consigo ver os próximos anos como os livros de distopia que já li.




Inteligência Artificial na música


O uso de IA tem gerado calorosas discussões nos últimos tempos. Um estudo recente apontou que a maioria dos artistas já estão usando o recurso para criar novas músicas.


Enquanto isso, nomes como o icônico Nick Cave apontaram seu descontentamento com a ferramenta. O veterano justificou que não é necessário “inventar uma tecnologia que possa imitar esse ato criativo tão bonito e misterioso” que é o ato artístico.


Por outro lado, a cantora Grimes tem incentivado o uso de IA ao convidar seus seguidores a usarem a tecnologia para criar músicas com sua voz.





0 comentário

Comments


2.png
bottom of page