top of page
  • Foto do escritorLuan Radney

Guitarrista do Abba, Lasse Wellander morre aos 70 anos


Músico colaborava com o grupo sueco desde 1974; ele lutava contra um câncer, descoberto recentemente.


Morreu na última sexta-feira (7), aos 70 anos, o músico Lasse Wellander. Ele, que lutava contra um câncer em estágio avançado, foi guitarrista do Abba durante quase toda a existência do grupo — iniciou o trabalho em 1974 e permaneceu envolvido até mesmo no álbum mais recente, “Voyage” (2021).


A família do músico confirmou a notícia pelas redes sociais. Em nota (via American Songwriter), foi dito que o artista descobriu a doença há pouco tempo e que estava cercado de pessoas próximas em seus dias finais.


“É com uma tristeza indescritível que anunciamos o falecimento do nosso amado Lasse. Ele recentemente descobriu um câncer que se espalhou para o corpo e na manhã da sexta-feira santa morreu, cercado por seus familiares queridos.
Você era um músico incrível e humilde como poucos são, mas acima de tudo, você era um marido, pai, irmão, tio e avô maravilhosos. Gentil, protetor, carinhoso e amoroso e muito mais que não pode ser descrito em palavras. O centro das nossas vidas, é inacreditável que agora tenhamos que viver sem você.”

O perfil do Abba também prestou a sua homenagem. Por meio de um comunicado em nome dos integrantes Agnetha Fältskog, Anni-Frid Lyngstad, Björn Ulvaeu e Benny Andersson, a banda agradeceu a Wellander pela longa parceria e por suas contribuições.

“Lasse era um amigo querido, um cara divertido e um excelente guitarrista. A importância de sua contribuição criativa nas gravações e de seu sólido trabalho na guitarra no palco foi imensa. Lamentamos sua morte trágica e prematura e lembraremos as palavras gentis, o senso de humor, o rosto sorridente e o brilho musical do cara que desempenhou um papel integral na história do Abba. Ele fará muita falta e nunca será esquecido.”


Sobre Lasse Wellander


Lasse Wellander começou sua carreira artística nos anos 1960, em bandas locais. Ele tocou nos grupos Blues Quality e Nature, até conhecer Björn Ulvaeus e Benny Andersson e, então, colaborar com o Abba.


Como destaca o site oficial, a primeira gravação do músico com o grupo aconteceu em 1974, nas faixas “Intermezzo No.1” e “Crazy World”. A partir daí, ele virou o guitarrista principal dos discos de estúdio até “Voyage” – trabalho de inéditas mais recente, lançado em 2021.


O artista também excursionou com o Abba em 1975, 1977, 1979 e 1980 e trabalhou posteriormente com Björn e Benny em álbuns do duo Gemini. Wellander ainda integrou a trilha sonora dos filmes “Mamma Mia!” (2008) e “Mamma Mia: Lá Vamos Nós de Novo!” (2018) e disponibilizou sete álbuns solo.



0 comentário

Comments


bottom of page