top of page
  • Foto do escritorLuan Radney

Gravações inéditas de Jimi Hendrix podem receber tratamento de IA


Foto: Divulgação

 

 

Seguindo os passos da música final dos Beatles, “Now and Then”, assistida por IA, a tecnologia pode ser utilizada para restaurar material inédito de Jimi Hendrix.


Eddie Kramer é o produtor e engenheiro encarregado de trabalhar no trabalho de arquivo do falecido guitarrista. Em uma entrevista recente ao podcast The Vinyl Guide, ele admitiu que a tecnologia de IA abre as portas para uma maior exploração do material de Hendrix.


É realmente uma manipulação digital muito avançada e agora a tecnologia evoluiu muito”, explicou Kramer, observando que a IA é o próximo grande passo na produção de áudio. “Tenho certeza de que se encontrarmos outra fita [na qual] a voz de Jimi esteja enterrada, sei que poderia usar algo semelhante, o que já fiz antes, mas agora estará em um nível muito mais elevado.


Kramer faz parte da equipe Experience Hendrix – junto com Janie Hendrix (meia-irmã de Jimi) e o arquivista John McDermott – que cuida do catálogo e legado do deus da guitarra. O engenheiro admitiu que já conhece algum material inédito que gostaria de revisitar com a tecnologia de IA.


Sim, há fitas que eu adoraria colocar em minhas mãos com John e Janie e dizer: ‘Ei, talvez possamos fazer X ou Y’”, confessou Kramer. E embora tenha avisado que nenhum lançamento era iminente, o engenheiro disse que estava “muito curioso para ver o que o futuro reserva”.


 

0 comentário

Comments


bottom of page