top of page
  • Foto do escritorLuan Radney

Goo Goo Dolls e a história da banda que nasceu Punk e conquistou o mundo com a balada “Iris”

Quem não conhece a carreira do Goo Goo Dolls provavelmente pensa que a banda se resume a hits chicletes influenciados pelo grande consumo de música Pop ao redor do mundo.



No entanto, nem sempre foi assim. No final dos anos 1980, quando o grupo do vocalista John Rzeznik surgiu, o Goo Goo Dolls fazia um som completamente Punk e que não deixava a desejar para qualquer um que curtisse o gênero rebelde.


De lá para cá, é bem verdade, a sonoridade da banda foi se alterando, talvez pelas pressões impostas pela indústria e o sufocamento das gravadoras.


Ainda assim, em meados dos anos 1990, o grupo ainda conseguia entregar faixas potentes de Rock Alternativo com influência do Punk, como a ótima “Long Way Down”.





Continua após o vídeo


O ápice desse processo aconteceu quando o Goo Goo Dolls compôs a balada “Iris” especialmente para a trilha sonora da comédia romântica Cidade dos Anjos (1998), estrelada por Nicolas Cage e Meg Ryan.


A partir daí, e após o estrondoso sucesso comercial do filme, o grupo americano alcançou todos os cantos do mundo e chegou a ser rotulado, erroneamente, de one hit wonder (“banda de um sucesso só”, em português).


Quem não conhece “Iris”, não é mesmo? Apesar disso, o Goo Goo Dolls tem muito mais a oferecer ao público, principalmente se olharmos para trás. Nesse sentido, é importante citar o álbum de estreia autointitulado do grupo.





Continua após o vídeo


Goo Goo Dools começou a carreira no Punk Rock



Lançado em 1987, o disco – que você pode conferir ao final da matéria – apresentou petardos como “Living In A Hut”, “Hard Sores”, “Scream” e “Slaughterhouse”.


Outros discos do GGD que carregam bastante a aura do Punk são Jed (1989) e Hold Me Up (1990). Que tal investir nessas raridades quase desconhecidas? Dê o play logo abaixo!



Goo Goo Dolls estará no Best of Blues and Rock


Em Junho, o Goo Goo Dolls desembarcará no Brasil para se apresentar no festival Best of Blues and Rock, que também trará nomes como Tom Morello, Buddy Guy, Steve Vai e uma variedade de atrações nacionais.





O evento que comemora dez anos de existência em 2023 acontecerá na plateia externa do Auditório Ibirapuera, em São Paulo, nos dias 2, 3 e 4 de Junho, e você pode adquirir ingressos aqui.

Foto por Marta Ayora / TMDQA!







0 comentário

Hozzászólások


bottom of page