top of page
  • Foto do escritorLuan Radney

Deep Purple: Polícia “tentou parar” gravação de “Smoke On The Water”


Deep Purple revelou que a gravação do sucesso “Smoke on the Water” foi interrompida pela polícia da Suíça. A descoberta veio através da nova edição da Classic Rock, que coletou tanto entrevistas recentes como antigas a respeito das gravações do disco Machine Head (1972).


A faixa foi produzida num estúdio móvel que não possuía isolamento acústico, o que ocasionou um “barulho e tanto”. “Nós tocamos ‘Smoke On The Water’ lá, e o riff que eu inventei no calor do momento. Eu apenas toquei junto com lan Paice. Roger Glover se juntou a nós. Nós saímos para a unidade móvel, estávamos ouvindo uma das tomadas, e houve algumas batidas na porta. Era a polícia local, e eles estavam tentando parar tudo porque estava muito alto. Sabíamos que eles estavam vindo para fechar tudo. Então, eles estavam do lado de fora batendo na porta e sacando suas armas. Estava ficando bem hostil”, contou o guitarrista Ritchie Blackmore (via Guitar World).

O saudoso Martin Birch completou na época da entrevista: “Eram cerca de duas da manhã, os vizinhos estavam reclamando. Trancamos todas as portas. Foi literalmente ‘da-da-da! Bang, bang, polizei, polizei! Cai fora’. Então, tivemos que parar a gravação antes que a polícia invadisse e nos expulsasse”.


Esse não foi o único episódio recentemente recordado pelo grupo. Em novembro de 2021, Paice disse que a saída de Blackmore do Deep Purple em 1994 foi “traumatica”.


“Smoke On The Water” alcançou na época de lançamento a quarta posição no Hot 100 da Billboard e fala sobre o incêndio no Casino Montreux causado em 1971 por sinalizador de um fã.



Deep Purple. Crédito: Store Norske Leksikon


0 comentário

Comments


bottom of page