top of page
  • Foto do escritorLuan Radney

Beatles: O dia em que George Harrison começou incêndio quando gravava música



No Abbey Road, George Harrison assustou aos outros integrantes dos Beatles no meio da gravação de 'Helter Skelter'.


Normalmente, não existem muitas surpresas durante gravações de músicas e discos em um estúdio. No entanto, o lendário guitarrista George Harrison quase deu fim aos Beatles com incêndio no Abbey Road, quando o Fab Four produzia a canção "Helter Skelter."


Vale lembrar como "Helter Skelter" faz parte do álbum The Beatles (1968), também conhecido como The White Album. A faixa foi gravada no dia 10 de setembro de 1968, com produção de Chris Thomas e Ken Scott como engenheiro.


Segundo informações do Showbiz Cheat Sheet, no livro The Complete Beatles Recording Sessions (1988), escrito por Mark Lewisohn, foi relatado como essa sessão foi repleta de caos, principalmente por conta de George Harrison.


"Enquanto Paul McCartney fazia os vocais [de 'Helter Skelter'], George Harrison havia ateado fogo a um cinzeiro e corria pelo estúdio com ele acima da cabeça dele," afirmou Chris Thomas no livro. "Em suma, uma sessão bastante indisciplinada, pode-se dizer!"

Como o site relatou, em algumas das versões multitrack da icônica canção, é possível ouvir McCartney falando: "Você vem, filho? Eu vi você fazer isso, seu moleque. Ponha suas malditas mãos na cabeça, vamos!" Uma das hipóteses é que essa fala pode ter sido uma resposta ao que Harrison fez.



Ringo Starr também ficou traumatizado com gravação de 'Helter Skelter' com os Beatles


Baterista dos Beatles, Ringo Starr revelou dificuldades de tocar o instrumento na gravação de "Helter Skelter," tanto que ele gritou "tenho bolha nos dedos" no final da faixa. O músico testemunhou o início de incêndio causado por George Harrison e relembrou como a cena foi "uma loucura total."


'Helter Skelter' foi uma faixa que fizemos em total loucura e histeria no estúdio. Às vezes, você só precisava sacudir os improvisos, e com aquela música – a linha de baixo de Paul e minha bateria – Paul começou a gritar e gritar e inventou tudo na hora.

0 comentário
bottom of page