Rita Lee morreu na noite de segunda-feira em decorrência de um câncer no pulmão.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou luto oficial de três dias em todo o país pela morte da cantora Rita Lee. O decreto será publicado nesta terça-feira no Diário Oficial da União. Rita Lee morreu na noite de segunda-feira em decorrência de um câncer no pulmão.
Em suas redes sociais, Lula lamentou a morte de Rita Lee. O presidente classificou a artista como um dos nomes mais geniais da música e destacou aspectos de sua carreira.
“Rita Lee Jones é um dos maiores e mais geniais nomes da música brasileira. Cantora, compositora, atriz e multiinstrumentista. Uma artista a frente do seu tempo. Julgava inapropriado o título de rainha do rock, mas o apelido faz jus a sua trajetória”, escreveu Lula em uma publicação no Twitter.
O presidente acrescentou ainda que Rita jamais será esquecida e prestou condolências a seus familiares.
“Rita ajudou a transformar a música brasileira com sua criatividade e ousadia. Não poupava nada nem ninguém com o seu humor e eloquência. Enfrentou o machismo na vida e na música e inspirou gerações de mulheres no rock e na arte”, disse.
Ícone da música, Rita Lee integrou o movimento tropicalista como vocalista da banda “Os Mutantes”, reconhecida como a principal banda de rock brasileiro daquela geração. Depois, a cantora foi expulsa do grupo pelo ex-marido Arnaldo Baptista, e seguiu sua carreira inicialmente com Lúcia Turnbull em “As Cilibrinas do Éden” e, depois, com seu próprio grupo, oTutti Frutti.
Rita Lee foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2021 e vinha fazendo tratamentos contra a doença. No ano passado, anunciou que estava curada da doença, mas se manteve reclusa.
Comments