top of page
  • Foto do escritorLuan Radney

A música do Guns N’ Roses que fez Axl Rose se sentir inseguro

Faixa faz parte do álbum “Use Your Illusion I” (1991) e teve letra composta pelo vocalista, que passou por um bloqueio criativo durante o processo



Axl Rose, apesar de toda a carreira consolidada, tem seus momentos de insegurança. No memorial de Lisa Marie Presley em janeiro, por exemplo, o vocalista do Guns N’ Roses admitiu certo nervosismo por performar no evento.


Anos atrás, o cantor teve um sentimento um tanto quanto parecido com uma canção de sua banda. Trata-se de “Coma”, faixa que encerra o álbum “Use Your Illusion I” (1991).


Slash, guitarrista, compôs a parte instrumental da música enquanto estava em um “delírio de heroína”, como contou para a revista Total Guitar. Já Axl tinha como função escrever a letra, o que não estava o deixando necessariamente confortável.





Mesmo gostando do que estava ouvindo, por algum motivo, o vocalista não conseguia criar os versos. Em seu livro de memórias homônimo, lançado originalmente em 2007, Slash relembrou tal processo:


“Axl adorou, mas, no início, essa era a única música para a qual ele não conseguia criar uma letra. Ele tinha muito orgulho de seu talento para compor letras, então estava bastante frustrado com isso. Até que uma noite, meses depois, as palavras surgiram para ele.”


Axl Rose: um ano em “Coma”


O próprio Axl Rose contou uma história semelhante durante entrevista, conforme o site Far Out Magazine. De acordo com o artista, demorou um ano para que ele conseguisse finalizar a letra da faixa – conhecida pela duração extensa, de dez minutos, sem qualquer refrão.

“Tentei compor essa música por um ano e não consegui. Fui compor no estúdio e desmaiei. Acordei duas horas depois, sentei e escrevi todo o final da música, veio tudo da minha cabeça. Acho que a parte final de ‘Coma’ é uma das melhores coisas que já compus.”




Ao programa “Famous Last Words”, em 1990 (via Rock Celebrities), Rose revelou que, originalmente, “Coma” tinha o título de “Girth” e mais de 11 minutos. Contou ainda que a inspiração por trás dos versos veio após sofreruma overdose.

“Comecei a compor quando tive uma overdose, há quatro anos. O motivo pelo qual eu tive uma overdose foi o estresse, não estava aguentando. Eu peguei um frasco de comprimidos durante uma discussão, simplesmente os engoli e acabei no hospital. Eu gostei do fato de não precisar lutar mais e tinha consciência de que estava indo embora. Então, de repente, meus primeiros pensamentos reais foram que ‘Ok, você não fez turnês o suficiente. O disco não vai durar com o tempo, vai ser esquecido. Você precisa trabalhar. Saia dessa’. Então eu acordei e saí dessa situação.”






0 comentário

Comments


bottom of page