top of page
  • Foto do escritorLuan Radney

A única música dos Beatles a ter apenas George Harrison tocando

Guitarrista nem sempre teve o espaço merecido dentro da banda, mas nas poucas brechas que obteve, mostrou sua genialidade



A veia experimental dos Beatles permitiu com que a banda trabalhasse em formatos diversos. Não é segredo, por exemplo, que Paul McCartney tocou a bateria de músicas como “Back in the U.S.S.R.” e que George Harrison assumiu o baixo de canções a exemplo de “Maxwell’s Silver Hammer” e “She Said She Said”. Há faixas em que não há a participação de todos os quatro integrantes na gravação, como as duas primeiras citadas, e ainda canções onde apenas um representante do quarteto compareceu à sessão.



É o caso de “Within You Without You”, a única música dos Beatles a ter, entre os quatro integrantes, apenas Harrison creditado pela gravação. A faixa presente no álbum Sgt.

Pepper’s Lonely Hearts Club Band (1967) também foi composta somente pelo guitarrista e promove um mergulho no estilo indiano de se fazer som. À época, o artista estava muito inspirado pela cultura do país, devido à relação de amizade com seu mentor Ravi Shankar, que também lhe ensinava a tocar sitar.


Além do citado, outros instrumentos tradicionais da Índia aparecem em “Within You Without You”, como tambura, dilruba e tabla - gravados pelos músicos do Asian Music Circle. A canção é citada como uma das principais responsáveis por disseminar a cultura indiana no mundo, visto que Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band se tornou um dos álbuns mais bem-sucedidos de todos os tempos - não apenas em vendas, como também em influência para artistas daquela época e de gerações seguintes.





George Harrison e Beatles

A relação de George Harrison com seus demais colegas de Beatles, em especial John Lennon e Paul McCartney, sempre foi um pouco complicada. Inicialmente, era cômodo para o guitarrista deixar que os dois colegas assumissem a frente das composições. Com o tempo, porém, ele quis participar mais - e não obteve o espaço que desejava.


O próprio George, dono de uma personalidade tímida, também era bastante receoso com relação a seus talentos de composição. Nem sempre sentia que suas obras eram boas o suficiente para entrar nos discos da banda e também se intimidava com o fato de seus colegas serem autores bem mais prolíficos.




Fato é que tal receio começou a ser perdido quando o Fab Four parou de fazer turnês, em 1966. Não só Harrison, como também Lennon e McCartney também passaram a ter mais tempo para fazer experimentos. Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band é todo inspirado na ideia de que o grupo não estava mais na estrada, a começar pelo próprio conceito do disco:

a banda do “Sargento Pimenta” surgiu após Paul refletir a respeito do fardo que era integrar os Beatles. E se eles fizessem um disco com alter egos, como se fosse um novo conjunto? A proposta era mais ou menos essa, o que fez nascer um trabalho ainda mais audacioso.


“Within You Without You”

Por sua vez, George Harrison se viu mais à vontade para explorar a música indiana em suas composições, algo que já vinha fazendo em canções como “Norwegian Wood” (do álbum Rubber Soul, 1965) e “Love You To” (de Revolver, 1966). Ainda assim, “Within You Without You” representou um momento diferente para sua carreira pessoal, visto que poderia trabalhar essas influências sem seus outros colegas por perto.



A forma de se produzir, nesse caso, foi tão diferente que George Martin ficou um pouco perdido. Os músicos indianos com quem Harrison colaborava eram muito mais de improvisação do que de seguir arranjos programados. Dessa forma, o produtor musical teve que compor material para uma orquestra acompanhar o guitarrista e seus amigos a partir do que eles estavam fazendo. Um trabalho difícil, mas deu certo.


Vale destacar, ainda, que o “Beatle quieto” usou a influência indiana em outras canções de Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band. É ele quem faz a guitarra soar como sitar em “Lucy in the Sky With Diamonds”, enquanto “Getting Better” o traz tocando tambura. Mas “Within You Without You” é inegavelmente única. Inclusive por ser a única música dos Beatles em que, entre os quatro integrantes, apenas George Harrison toca.







0 comentário

Comments


bottom of page