5582697802
 
A Casa Do Espanto.jpg
 

A casa do Espanto

Historia

A Casa do Espanto é um filme de terror-comédia lançado no ano de 1986.

A história começa com um entregador de mercearia encontrando uma senhora que acabara de se enforcar, trata-se da tia do famoso escritor Roger Cobb, que recebe a casa em que viveu sua infância de herança.

Há alguns meses passados, Jimmy, filho de Roger desapareceu misteriosamente na piscina da casa e a tia do escritor afirmava que haviam fantasmas pela casa e eles eram os responsáveis pelo sumiço da criança, mas é óbvio que ninguém deu ouvidos à ela, que depois de passar vários tormentos, resolveu dar fim à própria vida.

Com a tragédia, a vida pessoal e profissional de Roger desmoronou, seu casamento chegou ao fim e sua carreira andava em baixa, porém decidiu não vender a casa e passar uma temporada lá para escrever seu novo livro, baseado nas experiências que tinha vivido na Guerra do Vietnã.

Roger vai vivendo sua vida normalmente, tentando se inspirar em lembranças da guerra e faz amizades com os atuais vizinhos, Harold, o gordinho e Tanya, a gostosona que é mãe solteira e mora em frente.
A partir daí, as situações mais bizarras começam a acontecer na casa.... o peixe empalhado na parede começa a se mexer.. as ferramentas começam a perseguir Roger tentando feri-lo.. um monstro tenta escapar do armário sempre quando o relógio marca meia noite.. uma “bruxa” tenta assassiná-lo.. e uma das cenas mais engraçadas, em uma das noites em que Roger está tomando conta do filho da Tanya, dois monstregos tentam levar a criança pela chaminé (?).. enfim, é loucura atrás de loucura o filme inteiro.

Mas o principal mistério do filme está para ser resolvido. Roger descobre através de uma pintura deixada pela falecida tia que seu filho Jimmy está “preso” atrás do espelho do banheiro.. e para desvendar a mensagem, Roger quebra o espelho e descobre um portal que o leva ao mundo paralelo e encontra o menino numa jaula e o liberta, saem nadando por um rio e atravessam um outro portal, saindo na piscina da casa sobrenatural.

Entretanto, nem tudo está resolvido.. na casa aparece um soldado-caveira para perseguir Roger e seu filho, e com a explicação dessa assombração toda, que se deu devido a um erro cometido por Roger no passado..

Curiosidades e Comentários

  • Glenn Close e Sigourney Weaver foram cotadas para o principal papel feminino da produção.

  • A Casa do Espanto foi inspirado na fantasia No Limite da Realidade (1983).

  • Da mesma forma que outras produções do gênero, A Casa do Espanto traz um personagem que sofre de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), em consequência aos traumas que Roger sofreu na Guerra do Vietnã.

  • Filmes como “A Hora do Pesadelo” e “Sexta-Feira 13” fizeram muito sucesso entre o público adolescente e aproveitando o gancho das boas bilheterias, Sean S. Cunninghan, diretor do 1º Sexta-Feira 13 teve a excelente idéia de produzir esse novo gênero, misturando humor com criaturas esquisitas numa casa mal-assombrada.

  • Continuação - Foi lançado em 1987 a continuação A Casa do Espanto II , dirigido e escrito por Ethan Wiley e produzido por Sean S. Cunningham. 

 

  • Considerado mais leve que o filme anterior,  não foi bem recebido pela crítica, mas fez sucesso, gerando mais uma sequência em 1989 e tornou-se um cult movie.

Elenco

William Katt como Roger Cobb
George Wendt como Harold Gorton
Richard Moll como Big Ben
Kay Lenz como Sandy Sinclair
Mary Stavin como Tanya
Michael Ensign como Chet Parker
Susan French como tia Elizabeth Hooper
Erik and Mark Silver como Jimmy
Peter Pitofsky como Sandywitch
Felix Silla como Little Critter
Elizabeth Barrington como Little Critter
Jerry Maren como Little Critter
Dino Andrade como Little Critter (Critter Voices)
Mindy Sterling como mulher numa livraria

Prêmios

França Festival de Cinema Fantástico de Avoriaz

  • Prêmio da Crítica: 1986

 

Indicações


Estados Unidos Saturn Awards

  • Melhor ator coadjuvante: Richard Moll - 1987

  • Melhor atriz coadjuvante: Kay Lenz - 1987

Portugal Fantasporto

  • Melhor filme: 1989

                                                                                                                               

 

Trailler